17 de julho de 2009

Liberdade

Enquadrava a cena e observava-a como se fosse uma mera espectadora, como se não fizesse parte do contexto, não fosse parte integrante da acção que decorria à sua volta. Diante dos seus olhos corpos falavam sem expressão facial definida, como se fossem marionetas sem fios, mas não manipuladas por alguém, mas sim pela própria sociedade, uma manipuladora implacável. Implacável e mais abrangente, pois no fundo todos pertencemos à sociedade, sendo actores por um lado e manipuladores por outro.

Todos vivemos em busca de uma imagem definida, um papel onde encaixar e sentirmo-nos bem com ele. Mas há gente anacrónica, que não se insere em tempo ou lugar algum, e há gente que se julga dona e senhora de tudo e todos...
Os papéis na sociedade são dificéis de atribuir. É difícil atingir e manter um status que se insira em todos os campos da vida actual, o que me leva a crer que há pessoas que vivem condicionadas, ou seja, a liberdade não chega a elas, porque ficam presas à imagem e à reputação a manter, só lhes restando nalgumas situações o fato e a gravata que enverguam.
Ser livre por vezes pode ser uma utopia se pensarmos em termos de inserção social, pois há sempre regras e responsabilidades, há sempre algo que nos prende ou nos chama para a realidade, nem que seja no contexto familiar. Por exemplo, o facto de termos de comparecer nas festividades e aniversários, porque senão julgam-nos e depois excluem-nos nas próximas vezes se for preciso. Claro que falo em termos geográficos, pois se uma pessoa for emigrante já tem desculpa para não comparecer, mas lá está, há uma para isso e o dever de responsabilidade noutro país.
Para mim, a liberdade é um estado de espírito, uma forma de vida, pois o nosso mundo e paz interior ninguém manipula, a não ser que deixemos tal acontecer. Se temos a capacidade de sonhar e pensar por nós próprios, então conseguimos ter momentos de evasão e privacidade. É aí que reside a nossa liberdade, na nossa capacidade de pensar, sentir, expressar as coisas à nossa vontade, mesmo que seja apenas para nós mesmos. Essa liberdade ninguém nos tira pelo menos. Já uma pessoa exteriorizar a sua liberdade é diferente, pois pode ser castrada pela sociedade ou mesmo por si mesmo, se não se sentir livre o suficiente para expressar e viver da forma como quer, quando sente a pressão da sociedade a recair sobre si, sentindo-se vigiado e/ou julgado...
Isto tudo remete à pergunta: “Então mas para quê ser livre se não podemos exteriorizar nada?”. Realmente tem lógica esta questão, pois pode dar a ideia de uma liberdade solitária ou condicionada, com imposição de limites e regras, mas foi por isso que disse que era um estado de espírito, como se o corpo se separasse da alma, deixando o nosso âmago vaguear livremente, dando-nos depois paz e satisfação, alienando-nos em parte do mundo e da sociedade onde vivemos.
Mas mais vale ter essa liberdade solitária e sentirmo-nos inteiros e livres de alguma maneira, do que nos sentirmos parcialmente ou totalmente presos e sem liberdade nenhuma.

Bebeu o copo de vinho que se encontrava à sua frente, tirou os auscultadores dos ouvidos e ouviu finalmente o que as pessoas sem liberdade social diziam, registando na sua mente aquilo que concordava e discordava, para mais tarde ter um monólogo, dissertando sobre aquele momento específico. Os seus momentos de evasão, enquanto tinha os auscultadores nos ouvidos e não ouvia o que as pessoas diziam, eram vitais para a sua sanidade mental e para ter a tal liberdade solitária, pois era aí que se sentia completa e bem, sem ter de representar qualquer papel.

"A pessoa que não tem ilusões, não tem desilusões."

4 comentários:

Anónimo disse...

OMG! Tu escreves!! :O
Eu nem queria acreditar quando o Rafa me disse e tive de vir ver por mim própria! E escreves mto bem miuda!!
Que mais segredos tens escondidos, hein? =P
Eu percebo que tenhas ficado chateada e que nos tenhamos afastado, mas o essencial continua lá e ambas sabemos disso, certo?
Adoro-te e foste uma parte tão importante da minha vida...
Vou dar-te uma notícia talvez triste...Eu e o Rafa em princípio vamos fazer o mestrado para Londres! Tu sabes que sempre foi o nosso sonho e se houver vagas nos nossos 2 cursos, vamos mesmo para lá =)
Mas sempre nos podes ir visitar, boa? Vou ter saudades tuas... (como confesso já ter bastantes, pois nunca nos vemos)

Kiss the sky and catch the stars baby, 'cause you deserve it!
Lembraste disto?! (olhinhos penetrantes no céu, sonhando e sorrindo feita criança)

Quanto a ser lolita, tu bem gostas, por isso cala-te! xD
Tb já te vi lolita e ficas linda, pena não andares assim mais vezes, que ficas uma gata! =P

Beijo menina dos olhos lindos!

Mariana

Anónimo disse...

Can I say that I love without problems?! =P Yes, I really do!!

OMFG you're SO grown up and beautiful baby girl... *-*

I've loved yesterday and thursday too, your dazzling smile and eyes killed me, was amazing to saw you crying a bit and trying to hide like a shy little girl, behind Tiago xD

You still make me believe that this world is worth to live and has it's beauties to see... Thanks for that Deep Eyes!

You bought a skate?! haha, you're so dead!! *devil laugh*
You'll be bitten for that if you don't kill yourself first of course! =P

P.S. I will took you some photos next time, prepare yourself! xD

FlyHigh_Girl disse...

Este texto lembrou-me uma frase qualquer de um autor qualquer sobre "liberdade espiritual" ... Tenho de descobrir qual é =P De facto, podem prender-nos, açoitar-nos, calar-nos, whatever... mas no espaço da nossa mente somos livres, podemos voar para onde quisermos. Agora... Será suficiente? Creio que às vezes... tem de ser...

*kiss and... uh... thanks (=

Anónimo disse...

Vou passar a chamar-te a gárgula pensadora, tipo as da Notre Dame, sabes? :P

Tenho saudades tuas Deep Eyes... Estava a habituar-me a ter-te por perto já e agora sinto a tua falta, até porque estou longe de casa, mas estou a adorar a Nova Zelândia. Tens de vir cá um dia, isto é fantástico!!!

Volto dia 28 para PT, mal chegue ligo-te, ok? Para irmos até à praia e depois ver o Phillipe.


Entrentanto, vê lá se aproveitas bem as férias e as praias algarvias. Descansa o corpo e a mente, que bem estás a precisar.


Kiddo <3 needs a hug!! hihi


"Cherry blossom girl"



Tiago